22.6.06

ahhhhhhhhhhhhhhhh

ñ consigo colocar fotos!!!! deve ser a censura!! aaahahhahha!!! vou enviando por email!
beijos

O post que todos esperavam!

Após 24 dias em Shanghai acho que estou apta para relatar um pouco desta experiência oriental. Aeroporto normal (com chineses!), tempo enublado e um calor húmido. Depois do primeiro diálogo gestual com uma funcionária para saber do paradeiro da bendita mala, apanhamos um táxi para o local onde deveria estar a minha 'bagagem não acompanhada'. O senhor do guichet (chinês por sinal!) apontava para o infinito depois de ler o papel que traçava o paradeiro da minha mala, eu o Delegado que não percebemos mandarin e muito menos shanghaiense contactamos a Catarina (trabalha no consulado e concede uns serviços ao pessoal de tradutora... eu explico: queremos ir ao carrefour, ligamos à Catarina e ela fala com taxista ou envia-nos um sms com morada em chinês) que falou com o senhor e este indicou o possível local onde estaria a mala. Decidimos rumar até á cidade e no outro dia voltar com a morada correcta e procedimentos a ter com tal desalfandegamento na China (que resumidamente são burocráticos e demorados, +/- 5 horas, and this time thank God I had a chinese person with me!!) Outra burocracia, registo na polícia! Lololol Fui 3 vezes e na última foi de vez, consegui registar-me para a minha segurança! :p ou será para controlo do pessoal?? Casa: a procura teve situações engraçadas como um agente imobiliário, o Jack (eles adoptam nomes estrangeiros para melhor entendimento porque isto dos tons não é assim muito intuitivo), chamar-me Figo porque ao dizer ‘I’m from Portugal!’ – Putáoya – ele quase que pulava de alegria e gritava Figò, Figò!! Outro marco português que está na publicidade da Coca-c…..(piiiiiiii) em todo o lado é o Ronaldo! (‘marco português’ foi uma expressão irónica!)
Moro com o André de Braga e dividimos um T2+1, 2 quartos, sala grande, escritório, cozinha e WC no 15ºandar (espera! O wc ñ é no 15º andar!??) todas as divisões são no 15º andar! ;) Já não me posso desculpar com o jet-lag, o que me leva a descrever o estado zombie em que estava depois de 2 ou 3 noites seguidas acordada até ás 4 ou 5 da manhã e nesse momento nasce o dia e a minha pestana não fecha porque eles não usam o estores nas janelas! AAAHHHHH!
A cidade é alta, barulhenta e quente! Muitas bicicletas e táxis que para se deterem em passadeiras é um desafio. Eles buzinam, contornam, passam sem abrandar… tudo menos parar em PASSADEIRAS COM SEMÁFORO VERDE PARA PEÕES! Mas confesso que estão organizados e sinto-me muito bem em Shanghai, o contacto com os nativos é cómico e agradável, até agora conseguiram cativar-me!
Aulas de mandarin: lolololol é giro aprender outra língua mas esta é muito muito diferente porque temos de quebrar com a “linguagem auditiva” que estamos habituados e tentar reproduzir sons ‘nunca antes navegados’! Demoro 5 min a dizer qq coisa como ‘Eu quero beber café!” – Wo yào he Kàfei - nos tons correctos.
Já comi chinês, japonês, grego, italiano, marroquino e sempre muito bons e alguns verdadeiramente baratos. Os restaurantes mais ocidentais praticam preços tb mais ocidentais mas posso comer sushi por 3 euros! JJJ A night é animada e altas produções vestuárias! ;)
Ainda não fiz compras mas estou a preparar-me para tal brevemente assim como sair de Shanghai e visitar a China! Aí sim é que é giro praticar o chinês!
Para terminar hoje passou um tufão de alerta amarelo (ñ sei se é bom ou mau?!) que em 2 min passámos do dia para a noite literalmente! Chuva e muito calor á mistura!
Deixo umas fotos!
Zài jiàn