15.5.08

Olasunmbido

Ayo é o nome artístico de Joy Olasunmibo Ogunmakin. Ayo, em Yoruba (dialecto falado na Nigéria, Benin e Togo) significa “alegria”, e “Olasunmbido” significa “Aquela que nasceu num outro lugar, mas que regressará cheia de felicidade”. Ayo alimenta o sonho de conhecer a Nigéria, país que contem as suas raízes, apesar de ter nascido na Alemanha. Ayo mudou-se para Londres aos 21 anos com o intuito de ser feliz. New York e Paris foram as cidades que se seguiram.

“Moving around the world has allowed me to develop who I am. I’ll never be happy with being sedentary. I’m too spontaneous and i care too little about material things to plan a future. But I know I’m able to start from scratch wherever I end up” - Ayo

Descobri Ayo na colectânea “Cool Women”, entre Gabriella Climi, Amy Winehouse, Diana Krall, Madeleine Peyroux entre outras… a Ayo cativou-me. A música seleccionada para o álbum é Watching you (http://www.youtube.com/watch?v=VZk4CsjFBHg), doce, calma e bem melosa. Eu escolhi Down on my Knees, depois de ver o que o 'iutubi' tem para me dar... ao vivo, em directo e a cores fiquem bem com Ayo (Alegria)…

E já que estamos pelo continente Africano (e porque um dia eu hei-de viver por lá!) fica aqui a Lura... Cabo Verde nha Terra! Há coisa mais boa que uma morna? Dançar bem juntinho! Na ri na...Conheci na festa do Avante e mais uma vez tive aquele sentimento - Gosto de África e porquê? Não sei... Gosto e não tenho um motivo... apenas conheço o Senegal ou melhor conheço Dakar e o tour turístico mas já tenho esta pancada desde míuda e se ainda não passou... não vai diluir! É a música, as cores, os cheiros, as pessoas, a história, a alma...

No processo de selecção para o Contacto perguntaram:

"Onde gostaria de fazer o estágio? Se pudesse escolher..."

Respondi: "África!"

"Algum país em especial?"

Respondi: "África subsariana!"

Fui parar na China...


No comments: